sexta-feira, 21 de agosto de 2009


FIBRAS PRA QUE TE QUERO

A principal função das fibras é auxiliar os outros nutrientes a passar pelo sistema digestivo, fazendo o intestino funcionar direito. Encontradas apenas nos vegetais — grãos, hortaliças e frutas, elas não são todas iguais. Há as solúveis (que absorvem água, formam uma espécie de gel e permanecem mais tempo no estômago) e as insolúveis (que não se dissolvem porque captam pouca água e ajudam no trânsito intestinal). Embora os alimentos fibrosos possam conter os dois tipos de fibra, eles costumam concentrar mais um do que o outro. Estas são boas fontes de fibras solúveis: leguminosas (feijão, lentilha) e sementes; cereais (aveia, arroz); frutas (polpa de maçã, laranja, banana); hortaliças (cenoura, batata). Agora, as campeãs em fibras insolúveis: farelo de cereais (trigo, milho), grãos integrais (pão, biscoito, arroz, macarrão não refinados), oleaginosas (noz, amêndoa, castanha-do-pará). Tanto um tipo quanto o outro tem algo em comum: não digeridas pelo organismo, as fibras passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, carregando com elas moléculas de gordura e de colesterol. Introduzir fibras no seu menu, você vai ver, é apenas uma questão de hábito. Seu corpinho agradece!

Nenhum comentário: